Este é um espaço dos alunos de Educação Tecnológica.

segunda-feira, maio 07, 2007

Caleidoscópio 8ºAno

As imagens desta figura são de um caleidoscópio. Este aparelho optico, serve para estudares o conceito de reflexão da luz em superfícies polidas. Faz algumas experências enquanto o estás a construir. Coloca um espelho em frente ao outro, verás que as imagens que se formarão são infinitas, por causa da angulação dos espelhos e da aleatoriedadde da combinação do material interno. Depois usa a estrutura triangular como se fosse uma luneta. Vais ver imagens incríveis.

Material

3 espelhos de 20 cm de comprimento por 3 de largura com as extremidades lixadas; Fita-crepe adesiva; Tesoura; Papel filme ou plástico transparente; 1 triângulo de cartolina de 7,5 cm de lado com um orifício central de 1 cm; Papel ou plástico auto-adesivo. Construção

Une os espelhos e faz um triângulo com os três espelhos de maneira que a parte reflectora fique para dentro. Fixa-os com fita-crepe.
Monta o caleidoscópuio e veda uma das extremidades da peça com o papel filme ou plástico transparente. coloca os canutilhos e as contas dentro e tampa a outra extremidade da mesma maneira. Cobre um dos lados com o triângulo de cartolina com um furo no meio. Para ver as imagens, aponta o caleidoscópio para uma fonte de luz, gira lentamenta e olha através do orifício.

Fábio, Flávio e Nuno 8ºH

Sem comentários: